Tratamento de Melasma no Rio de Janeiro
O que é?
O melasma pode ocorrer por causa de alterações hormonais durante a gravidez ou de exposição ao sol.
As mulheres são muito mais propensas do que os homens a desenvolver essa condição.
As manchas escuras de melasma aparecem mais frequentemente nas bochechas, na testa, no nariz e no queixo.
Nas mulheres, o melasma costuma desaparecer sozinho após a gravidez ou após uma mulher afetada interromper o uso de pílulas anticoncepcionais.
Cremes de clareamento da pele podem ajudar a disfarçar o problema.
Para tratar o melasma, que é composto por manchas escuras na pele, podem ser usados cremes clareadores, como a hidroquinona ou tretinoína, ou feitos tratamentos estéticos, como laser,
peeling químico ou microagulhamento, orientados pelo dermatologista.
O melasma é mais comum em regiões expostas ao sol, como o rosto, por isso, é muito importante o uso de protetor solar para que o clareamento seja satisfatório e para que não surjam novas lesões.
Além disso, o melasma pode ter diversas causas, como alterações hormonais da gravidez, uso de anticoncepcionais, uso de alguns remédios ou envelhecimento, por exemplo.
O dermatologista é o profissional mais indicado para diagnosticar e tratar esta condição.
Os tratamentos variam, mas sempre compreendem orientações de proteção contra raios ultravioleta e à luz visível, que deve ser redobrada quando se inicia o tratamento.
As terapias disponíveis são o uso de medicamentos tópicos e procedimentos para o clareamento.
Dentre os procedimentos mais realizados estão os peelings e aplicações de luzes ou lasers.
É importante salientar, entretanto, que o tratamento do melasma sempre prevê um conjunto de medidas para clarear, estabilizar e impedir que o pigmento volte.
Peeling químico, é feito com ácidos, com concentrações mais fortes que os usados em cremes, para remover uma camada da pele.
Pode ser leve para o melasma superficial ou mais intenso para melasma profundo.
Microdermoabrasão, conhecido como peeling de cristal, é uma técnica de esfoliação profissional que remove as camadas superficiais da pele para um aspecto renovado;
Microagulhamento, é um técnica que perfura a pele com microagulhas para estimular a produção de colágeno e circulação de sangue na pele, o que pode ser útil para diminuir algumas manchas na pele, além de reduzir as rugas e flacidez do rosto.
Luz intensa pulsada, não é uma opção inicial, mas é utilizada em alguns casos que não melhoram com outros tratamentos, e até podem piorar as manchas na pele se usada de forma errada.
Venha fazer uma visita.