O Botox é um neuromodulador injetável que relaxa temporariamente os músculos faciais para suavizar a aparência de linhas e rugas. Ele funciona bloqueando os sinais dos nervos para os músculos, de forma que o músculo injetado não possa se contrair.
O nome apropriado é toxina botulínica. Botox é o nome de uma marca, muito conhecida por ter sido a primeira. Hoje há diversas marcas no mercado, na minha visão e experiência a que acho que tem o início de ação mais rápido e maior tempo de duração do efeito, sendo a melhor, na minha opinião de especialista é o Dysport. Alguns estudos científicos corroboram a minha visão dentro da minha prática clínica.
A toxina botulínica é aprovada pela ANVISA e FDA para tratar pés de galinha, rugas de expressão e rugas na testa, mas também é usado em outras áreas, incluindo lábios, nariz, parte inferior do rosto, pescoço e até mesmo sorrisos voltados para baixo (caídos e tristes). A toxina trata as rugas criadas por movimentos musculares repetidos (pense: linhas de expressão e franzir a testa).
Também pode atrasar a formação de novas linhas, o que é uma vantagem se você tiver entre 20 e 30 anos e está preocupado com o desenvolvimento de rugas mais tarde e deseja prevenir.
“É razoável para alguém na casa dos 20 anos considerar o Botox para o tratamento e prevenção de rugas futuras”, dia Dra Aline Vieira. “O produto ajuda a minimizar o aparecimento das linhas atuais, além de enfraquecer os músculos para prevenir a produção / agravamento das rugas na área afetada.” Tudo depende da avaliação. Tem pacientes na casa dos 20/30 anos que tem muita indicação enquanto há pacientes com 40 anos que não usam muito a musculatura e não indico por não ver a necessidade.
Dica: O Botox não elimina linhas causadas por outros fatores, como danos do sol, poluição, cigarro então continue usando seus cremes e protetor solar.
Prós
O Botox é considerado o padrão-ouro para apagar linhas finas e rugas faciais causadas por movimentos musculares.
Os tratamentos são rápidos e praticamente indolores. Em alguns casos, as injeções demoram apenas cinco minutos.
O tempo de repouso é quase inexistente.
Contanto que seu injetor não exagere, seu rosto ainda deve parecer natural, não congelado. É um dos procedimentos mais procurados e mais realizados na clínica.
Contras
Os resultados de um tratamento com Botox não são permanentes. Você provavelmente precisará retornar ao seu médico a cada quatro a seis meses para manter seus resultados.
Às vezes, podem ocorrer hematomas no local da injeção e durar até uma semana.
Se a aplicação não for bem realizada, poderá ver resultados assimétricos, como pálpebra caída ou boca torta. Ver um injetor sem experiência, licenciado ou usando uma versão da toxina botulínica que não foi purificada ou aprovada para uso humano pode significar o risco de uma emergência médica. POr isso é importante saber aonde está fazendo! Não existe aplicação barata de toxina botulínica! Um produto bom tem custo alto!! Cuidado com o barato que sai caro!!!!
Se você está grávida o Botox não é para você, uma vez que o medicamento não foi testado nesses casos.
Autorizo retomar as aplicações de botox no terceiro mês pós parto.
O Botox é geralmente bem tolerado por muitos, mas existem algumas contra-indicações para seu uso. Se você é hipersensível a qualquer toxina botulínica (botulismo) ou qualquer um dos outros componentes incluídos em uma injeção, você não deve fazer Botox.
Se você tiver uma infecção no local da injeção, será necessário tratá-la primeiro. Não é recomendado para pessoas com doenças neuromusculares (como esclerose múltipla ou miastenia gravis). Informe o seu médico ou injetora sobre quaisquer medicamentos – sem receita, vacinas contra gripe ou antibióticos prescritos – que você está tomando, bem como suplementos e vitaminas.
Um bom candidato é um adulto saudável que não esteja grávida. “O botox é contra-indicado na gravidez, embora isso se deva em grande parte ao fato de sua segurança não ter sido estabelecida em estudos com humanos”, disse Dra. Aline Vieira, dermatologista da clínica VR. “Tivemos pacientes que não sabiam que estavam grávidas, mas tiveram bebês saudáveis”. Resumindo: se você sabe que está grávida, é melhor evitar a toxina, mas você não está sozinha se acabou aplicando nos primeiros estágios da gravidez sem saber. Fique calma!
Você deve considerar o microbotox ou baby botox ou micro doses de botox.
Os tratamentos de microdoses usam doses menores que preservam o alcance expressivo natural dos músculos faciais. Esta “microdosagem” é popular entre os jovens adultos que desejam prevenir futuras rugas, mas também é uma boa opção para quem é novo no Botox e tem medo de parecer exagerado.
“Hoje eu utilizo muito essa técnica. É a melhor maneira de manter uma aparência jovem e bem descansada sem parecer congelado ou exagerado, mas também vem com algumas desvantagens, como tudo na vida. Embora cada tratamento seja mais barato do que o Botox tradicional porque seu injetor usa menos unidades, a duração do Botox com microdoses é normalmente menor porque você está recebendo uma dose menor recomendada para uma área específica”. Para manter seus resultados, “os tratamentos podem ser feitos a cada três meses”, diz ele.
Outro fator a considerar: o baby botox “pode ser menos eficaz em alguém com rugas mais moderadas a graves. Se as rugas forem muito visíveis, a microdose pode não ser eficaz o suficiente para o músculo, especialmente se for um músculo mais forte. ” Eu costumo associar as duas técnicas (tradicional com microdoses) na hora da aplicação. Avaliação individual e criteriosa de cada paciente, como também a orientação do que está sendo feito, o porque e o que esperar faz toda a diferença no resultado e satisfação do paciente.
Embora seja um tratamento extremamente popular em dermatologia, algumas pessoas se mostram preocupadas ao saber que é derivado de uma toxina – toxina botulínica tipo A – que interrompe temporariamente a sinalização nervosa entre os músculos. No entanto, os ensaios clínicos provam que é considerado muito seguro, com riscos e efeitos colaterais mínimos.
Dito isso, o chamado “belo veneno” pode apresentar riscos reais nas mãos erradas. É importante encontrar um injetor qualificado com experiência comprovada e as regras sobre quem pode ou não aplicar injeções variam de acordo com a legislação local. Em alguns lugares, apenas um médico pode administrar Botox.
Os riscos significativos, mas raros, incluem problemas de respiração, fala e deglutição se você estiver nas mãos de um profissional que não seja devidamente treinado e credenciado. As reações alérgicas são raras, mas procure atendimento de emergência se tiver: urticária e coceira, respiração ofegante, sensação de desmaio, inchaço no rosto ou na língua e garganta.
Existe o risco de espalhar-se inadvertidamente para outras áreas, causando pálpebras caídas, um sorriso torto ou sobrancelhas tortas. “Quanto mais próximo o Botox é colocado das sobrancelhas, maior o risco de causar peso ou queda das pálpebras”, diz a Dra. ALine Vieira, médica professora do curso para médicos Face Assessment Club .
Se a dose for em excesso pode deixar você com uma aparência congelada. A boa notícia é que os resultados nunca são permanentes e desaparecerão gradualmente ao longo de três a quatro meses.
Curiosidade: existe uma toxina botulínica do tipo B chamada MYOBLOC. É aprovado pelo FDA para ser injetado nos músculos para tratar a posição anormal da cabeça e a dor no pescoço que acontece com a distonia cervical (DC), e nas glândulas que produzem saliva para tratar a salivação de longa duração (crônica) (sialorréia).
Como posso fazer Botox?
O processo começa com uma consulta, na qual seu médico discute suas preocupações e objetivos e colhe um histórico médico completo para garantir que o procedimento é seguro para você.
Fotografias também podem ser tiradas para que você possa ver as mudanças. Em seguida, seu rosto é limpo e o médico injeta as áreas marcadas após avaliação criteriosa da sua musculatura.
O botox é um procedimento rápido. POde ser feito na hora do almoço; geralmente leva entre 5 a 10 minutos. Você pode sair para fazer o tratamento e depois dirigir de volta ao trabalho, por exemplo. Demora um pouco mais se desejar aplicar um anestésico tópico antes.
Se você tiver qualquer vermelhidão residual ou hematoma, pode ser facilmente coberto com maquiagem.
O flip, uma tendência crescente para aumento dos lábios, usa uma microdose de Botox para relaxar os músculos do lábio superior, fazendo-o parecer maior. A toxina vira o lábio superior para fora apenas o suficiente para fazê-lo parecer um pouco mais cheio e mais jovem. Os resultados de aparência natural aparecem em cinco a dez dias e duram até três meses.
Embora não adicione o tipo de volume que você obteria com preenchimentos injetáveis ou de um lifting cirúrgico, é uma opção para pessoas que buscam uma resultado mais sutil.
“Eu pessoalmente não uso um creme anestesiante de antemão, porque é um procedimento muito rápido e bastante tolerável, se feito da maneira correta”, diz Dra. Aline Vieira. “Quando as pessoas terminam, podem parecer que foram picadas por mosquitos”, “Eles terão alguns pequenos inchaços no rosto que duram cerca de 1 hora no máximo.”
Sempre que você aplica injeções, há sempre o risco de hematomas, que podem levar até uma semana para desaparecer. Você pode minimizar as chances de um hematoma interrompendo o uso qualquer coisa que afine o sangue (e não seja clinicamente necessário) uma semana antes da sua consulta. Isso inclui álcool, antiinflamatórios não esteróides (AINEs), como aspirina e ibuprofeno, óleo de peixe e suplementos de vitamina E.
A recuperação da injeção é relativamente simples e não requer tempo de repouso. Você só precisa seguir algumas orientações para reduzir a chance de que ele possa se espalhar para outras áreas.
Não se deite por 90 minutos. “O botox é ligado ao músculo após 90 minutos”, diz a Dra. Aline Vieira, dermatologista da clínica VR, no Rio de janeiro. “Eu geralmente recomendo sentar-se ereto durante os primeiros 90 minutos para minimizar o risco de difusão. Esta é uma possibilidade muito remota, mas foi documentada. ”
Não faça exercícios por 24 horas. “O exercício aumenta a circulação no corpo, incluindo o rosto, razão pela qual seu rosto fica vermelho e vermelho quando você faz exercícios. Este aumento da circulação é ótimo para a sua pele, mas aumenta o risco de que o Botox seja retirado da área injetada antes de ser totalmente absorvido pela junção neuromuscular ”, explica Dra. Aline Vieira, dermatologista. “Não gostamos disso por dois motivos: 1) pode deixar menos Botox onde queremos e possivelmente diminuir o efeito, e 2) não queremos fazer nada que aumente o risco do Botox agir em qualquer outro lugar do que onde se destina. ”
Não esfregue as áreas tratadas por quatro horas. “Eu também recomendo que os pacientes não façam nada que possa aplicar pressão na área”. “Isso inclui o uso de chapéus justos ou a aplicação de compressas de gelo frio que você pode pressionar sobre a pele. Quando fazemos isso, corremos o risco do medicamento se mover ou se dispersar e resultar na paralisia de um músculo próximo. Os pacientes podem lavar o rosto suavemente naquela noite, no entanto, eu recomendo que eles não usem qualquer escova (clarisônica ou foreo) até o dia seguinte. ” recomenda Dra. Aline.
O mecanismo de ação da toxina é bloquear a liberação da acetilcolina no músculo e isso leva um tempo, por isso seu efeito não é imediato e os estudos relatam início de ação em torno do terceiro ao quinto dia pós aplicação, e pode levar até quinze dias para obter o efeito total da fraqueza muscular. Após esse tempo podemos avaliar os resultados cosméticos completos e ver se eles precisam de alguma complementação.
As linhas finas continuam a melhorar à medida que os músculos estão relaxados e não se movem por um período de três a quatro meses, e eles continuam a melhorar quanto mais você aplica Botox.
Dito isso, cada pessoa é diferente. “Uma vez que seu corpo produz novos receptores e neurotransmissores o tempo todo, cada paciente terá diferentes durações de paralisia [de Botox]. O que acontece é que estudos científicos mostram uma média de 5 a 6 meses, mas medicina não é uma ciência exata e sempre há variação para menos ou mais. Na prática o que vejo é que há pacientes que duram 3 meses e outros até mais de 7 meses.
Lembre-se, enquanto o Botox está funcionando, você está tendo um‘ tempo livre de rugas, Então, se o seu Botox funcionar por seis meses e você fizer isso apenas uma vez por ano, você ainda terá menos rugas. O que sugiro aos meus pacientes é se planejar para fazer 2 x ao ano. e para nosso pacientes fiéis conseguimos descontos especiais no seu planejamento anual.
Se você decidir interromper o tratamento ou pular uma consulta, os efeitos passarão com o tempo e seus músculos voltarão aos movimentos normais, o que pode incluir franzir a testa e enrugar. No entanto, alguns médicos dizem que fazer uma pausa ocasional para o Botox faz com que funcione melhor no futuro.
Os valores variam muito. Depende da área que você vai tratar. O valor não depende do tamanho da área, ou do número de pontos, mas sim do total de dose utilizada. Por exemplo, a área entre as sobrancelhas é pequena e fazemos em média 3 pontos. Só que como a musculatura nessa região é forte, nesses 3 pontos colocamos uma dose bem amior do que em vários pontos na testa. O número de unidades de que você precisa depende da profundidade e intensidade de suas rugas (uma indicação de sua força muscular) e do tamanho da área tratada.
O preço do botox pode ser confuso. Enquanto algumas pessoas cobram por área, outras cobram por unidade. Em nossa clínica cobramos por tratamento de acordo com a indicação do paciente. Isso nos permite oferecer correção total do que de fato é necessário. Uma boa aplicação vem depois de um diagnóstico realizado com precisão e estamos comprometidos com os seu resultado.
O preço também pode variar de acordo com o nível de experiência do seu injetor – por exemplo, uma enfermeira, biomédico ou dentista pode cobrar menos do que o médico.
Os custos do Botox também podem variar de acordo com a cidade ou mesmo local de prática, uma vez que alguns bairros têm aluguéis mais altos que precisam ser cobertos.
Então há uma série de variáveis que justificam o valor do botox: a marca utilizada, a dose recomendada, a possibilidade de retornar e ter uma avaliação do médico para possível complementação, a experiência do profissional que está realizando seu tratamento, o local que está realizando (seja o Estado, bairro e até mesmo a infraestrutura com a qualidade dos materiais que serão utilizados em você). MAs o mais importante é a confiança que seu médico te entrega o melhor de cada uma dessas variáveis, com a melhor técnica e de forma individualizada.
E nunca esqueça… não há milagres nem falsas promessas. E o barato pode sair bem caro!
Além da toxina botulínica, você também pode considerar preenchimentos injetáveis com ácido hialurônico para ajudar a adicionar volume e “preencher” as rugas. Além disso, podemos usar um ácido hialurônico bem fino (skinboosters), que não dá volume, para hidratar a região e tratar as linhas finas (como os pés de galinha por exemplo).
Outra ferramenta que gosto muitos são os fios de PDO que fazer estímulo de colágeno, ajudando a tratar regiões que temos limitações para colocar toxina como a região ao redor dos olhos e ao redor da boca (o famoso código de barras).
O resurfacing a laser, com um laser fracionado como o Fraxel, Fotona, CO2, e peelings químicos de profundidade superficial a média em consultório também podem tratar linhas finas e rugas (incluindo aquelas causadas por danos causados pelo sol). No entanto, esses procedimentos têm tempo de recuperação pós procedimento.