A depilação à laser é o melhor método para acabar com os pelos indesejáveis, de várias regiões do corpo, como axilas, pernas, virilha, região íntima e barba, de modo definitivo.
A depilação com laser diodo elimina mais de 90% dos pelos, sendo necessário cerca de 4-6 sessões para eliminar totalmente os pelos da região tratada, e apenas 1 sessão anual, como forma de manutenção.
Todas as pessoas saudáveis, que não tenham nenhuma doença crônica, e que seja maior de 18 anos podem fazer a depilação à laser.
Atualmente até mesmo indivíduos com cor morena ou mulata podem fazer a depilação à laser, devendo usar o equipamento mais indicado, que no caso da pele mulata é o laser diodo 800 nm e o laser Nd:YAG 1.064 nm.
Na pele clara e morena clara o laser de alexandrite é o mais eficaz, seguido do laser de diodo e por último o Nd:YAG.
Antes de realizar a depilação à laser deve-se ter alguns cuidados como:
Ter a pele devidamente hidratada porque assim o laser atua melhor, por isso deve-se beber bastante água e usar creme hidratante nos dias anteriores ao tratamento;
Não realizar depilação que remova o pelo pela raiz dias antes da depilação à laser, porque o laser deve atuar exatamente sobre a raiz do pelo;
Não ter feridas abertas ou hematomas no local onde será feita a depilação;
Áreas naturalmente mais escuras como axilas, podem ser clareadas com cremes e pomadas antes do procedimento para um melhor resultado;
Não tomar sol pelo menos 1 mês antes e depois de realizar o tratamento, nem usar creme autobronzeador.
As pessoas que clareiam os pelos do corpo podem fazer a depilação à laser, porque o laser atua diretamente sobre a raiz do pelo, que nunca muda de cor.