Remoção de tatuagem: o que você deve saber


O que é a remoção de tatuagem?

A remoção da tatuagem apaga – ou pelo menos esmaece significativamente – uma tatuagem indesejada. As tatuagens são quase sempre removidas com lasers, que visam e removem seletivamente a tinta sem danificar o tecido circundante.

Os lasers fornecem energia de alta intensidade para penetrar na epiderme (a camada externa da pele) e quebrar o pigmento em partículas menores de tinta, que o corpo metaboliza e excreta. Novos lasers e técnicas de laser aprimoraram esse processo e seus resultados.

A remoção de tatuagens está se tornando cada vez mais comum. Uma pesquisa Harris de 2015 mostrou que 29% dos americanos têm pelo menos uma tatuagem, em comparação com 21% em 2012. O arrependimento da tatuagem também está aumentando: a mesma pesquisa mostrou que 23% das pessoas com tatuagens gostariam de apagar pelo menos algumas das sua tinta, em comparação com apenas 14% em 2012. “Muitos pacientes se arrependem de ter feito uma tatuagem na juventude que não representa seu senso de identidade à medida que envelhecem”, diz a Dra. Aline Vieira, dermatologista da cidade do Rio de Janeiro.

Quais são os prós e os contras da remoção de tatuagens?

Prós

Você pode se livrar de uma tatuagem que não mais te agrada.

O tempo de repouso pós procedimento é mínimo. Você terá apenas uma leve vermelhidão, inchaço e pode acontecer bolhas dependendo da intensidade do pigmento.

Você pode ser anestesiado para minimizar a dor.

Contras

Não há garantia de que todas as tatuagens possam ser completamente removidas. Em alguns casos, ela ficará mais clara, mas não totalmente apagada.

A remoção de uma tatuagem requer várias sessões e pode levar até dois anos para a eliminação completa.

A remoção de tatuagens é cara, principalmente se feita com os lasers mais modernos d epicosegundos.

A remoção do pigmento pode ser arriscada em alguns tons de pele. A pele escura, em particular, apresenta um risco maior de queimadura, cicatrizes e hiperpigmentação, por isso é importante encontrar um profissional com muita experiência em remoção de tatuagem na pele escura.

Como funciona a remoção de tatuagens?

Existem muitas maneiras de remover uma tatuagem, incluindo peelings químicos, dermoabrasão, laser ou simplesmente cobrindo-a para esconder a tatuagem. No entanto, os profissionais especializados em remoção de tatuagens geralmente concordam que o laser é o método mais seguro e confiável.

Se você decidir remover a tatuagem com um laser, seu médico primeiro limpará a área e provavelmente fotografará sua tatuagem para documentar o progresso ao longo do caminho. Eles podem aplicar creme anestésico tópico 30 minutos antes do tratamento – ou, se a tatuagem não for muito grande, eles injetam lidocaína para anestesiar a área.

Qualquer que seja a técnica usada, primeiro você receberá um par de óculos de proteção para usar durante o procedimento. Conforme o médico aplica a luz do laser à pele, a tinta absorve a energia do laser, aquecendo e se decompondo em pequenas partículas de tinta.

Seu corpo vai liberar as partículas de tinta nas próximas semanas, e a tatuagem vai começar a desbotar lentamente.

Qual é o melhor laser para remoção de tatuagem?

Durante anos, os lasers de nanossegundos Q-switch, como o YAG, foram o laser ideal para a remoção de tatuagens. Agora, os lasers de picossegundos, como o Starwalker, PicoWay e o PicoSure, estão se tornando cada vez mais populares.

O laser Q comutado leva um nanossegundo para liberar sua energia, enquanto os lasers de picossegundo levam apenas um picossegundo, ou 1/1000 nanossegundos. Acredita-se que essa liberação mais rápida de energia reduza a chance de queimar a pele ou de alterar sua pigmentação. Algumas pesquisas também mostram que os lasers de picossegundos são mais eficazes do que os lasers Q-switch. Na minha opinião e experiência de fato, os lasers de picosegundos entregam um melhor resultado, mais eficiente e necessita de menos sessões.

Outra consideração é o comprimento de onda do laser. Certos comprimentos de onda são melhores na remoção de cores de tinta específicas.

A tinta preta é removida a 1.064 nanômetros (nm), oferecidos pela Nd: YAG e lasers Q-switch.

Vermelho, amarelo e laranja são removidos com 532 nm, oferecidos por lasers Q-switch.

Azuis, verdes e roxos mais claros podem ter um desempenho melhor com comprimentos de onda entre 690 nm e 765 nm, oferecidos pelos lasers Alexandrite. Algumas cores, como amarelo, rosa, turquesa e roxo são mais difíceis de remover, assim como tatuagens amadoras.

A grande vantagem do Starwalker é que combina Q-switch com um laser fracionado, o que faz com que elimine tatuagens mais rapidamente, em menos sessões e com efeitos colaterais reduzidos.

A remoção de tatuagem dói?

Remover tatuagem a laser causa algum nível de dor, mas geralmente é bem tolerada. A maioria das pessoas diz que se parece muito com a dor inicial de ser tatuado. Como a maioria dos médicos anestesia sua pele, pode não doer tanto.

Quanto tempo leva para remover uma tatuagem e de quantas sessões você precisa?

A maioria dos médicos e dermatologistas dizem que o curso típico de tratamento é de seis a dez sessões, mas o número de sessões de que você vai precisar depende muito da profundidade da tatuagem, dos tipos e cores de tinta usados, da cor da pele a ser tratada e os tipos de lasers usados.

Alguns pontos mais importantes a serem lembrados: Tatuagens com menos de um ano são difíceis de remover.

O desbotamento é geralmente mais lento para tatuagens localizadas mais abaixo de extremidades como braço ou perna (onde o suprimento de sangue é mais fraco).

A tinta branca pode ser complicada e a tinta verde é notoriamente difícil de remover.

Tatuagens amadoras podem ser muito mais difíceis de remover do que tatuagens profissionais.

Uma sessão de remoção pode levar de alguns minutos para tatuagens pequenas a mais de uma hora para tatuagens maiores e depende muito do tamanho e da cor. E as sessões normalmente não acontecem consecutivamente; você terá que esperar oito semanas entre as consultas para permitir o tempo adequado para a cura da pele.

“Normalmente faço as pessoas esperarem oito semanas entre os tratamentos”, diz o Dra. Aline. “Esperar apenas quatro a seis semanas entre as consultas aumenta o risco de cicatrizes – e às vezes você terá muito desbotamento nas últimas duas semanas de um ciclo de oito semanas, então menos tratamentos podem ser necessários.”

O que você deve esperar após um tratamento de remoção de tatuagem a laser?

Após sua primeira sessão, sua tatuagem deve parecer ligeiramente desbotada. Na maioria das vezes, a pele ao redor incha, coça, fica vermelha ou possivelmente com bolhas.

Imediatamente após o tratamento, deve haver uma‘ leve cobertura esbranquiçada ’na área tratada. Vermelhidão e inchaço no local do tratamento podem ocorrer e durar até duas horas ou mais. Também pode ocorrer sangramento localizado. ”Pequenas bolhas na área de tratamento também não são uma reação incomum.

Uma pomada oclusiva (como Aquaphor, cicaplast, bepantol, bacitracina ou mesmo vaselina) será aplicada na área tratada e coberta com um curativo. Para acelerar a cicatrização, a pomada deve ser aplicada algumas vezes ao dia durante vários dias. Para reduzir a chance de hiperpigmentação, é importante evitar a exposição ao sol enquanto a pele cicatriza.

As tatuagens podem ser removidas completamente?

A maioria das tatuagens pode ser completamente removida em seis a oito sessões. Uma vez removidas, elas desaparecem. Algumas tatuagens, no entanto, como aquelas com tinta roxa, são quase impossíveis de apagar completamente e podem exigir muitas outras sessões. Se você ficar com uma imagem esmaecida e borrada após as sessões de remoção, outra opção é esconder a tatuagem com uma nova.

“Meu conselho para qualquer pessoa que faça a remoção de uma tatuagem seria ter expectativas razoáveis durante o processo e ser paciente. Se você tiver cronogramas irrealistas, provavelmente não ficará satisfeito com o processo. ” Dra. Aline Vieira.

Quanto tempo depois de fazer uma tatuagem, você pode removê-la?

A maioria dos médicos recomendam que você espere pelo menos seis semanas depois de fazer uma tatuagem antes de tentar removê-la. Sua pele precisa de tempo para cicatrizar adequadamente, e remover uma tatuagem muito cedo pode causar bolhas ou cicatrizes.

Quais são os riscos e efeitos colaterais potenciais da remoção de tatuagens?

Os riscos mais comuns são cicatrizes ou mudança de cor da tinta.

Um risco mais sério (mas raro) é uma infecção, como uma infecção estafilocócica. Você pode mitigar esse risco indo a um médico de confiança, como um dermatologista, que segue protocolos rígidos de limpeza.

Pessoas com pele morena podem achar mais difícil remover uma tatuagem e podem ter um risco maior de complicações como bolhas, infecções e cicatrizes. Os lasers são atraídos pelo pigmento escuro na tinta da tatuagem e também podem ser atraídos pelo pigmento (melanina) da pele, que pode causar queimaduras ou hiperpigmentação (uma abundância de pigmento) ou hipopigmentação (falta de pigmento). A hiperpigmentação pode ser tratada com cremes clareadores da pele, mas a hipopigmentação é uma falta permanente de pigmentação e cicatrizes. Para compensar, a maioria dos operadores de laser usa configurações de energia mais baixas em pessoas com tons de pele escuros.

Se você teve uma reação alérgica ao fazer sua tatuagem, também pode ter uma reação alérgica à sua remoção. As partículas de pigmento que se fragmentam são transportadas para os gânglios linfáticos, que propagam a reação e podem desencadear a anafilaxia (uma queda rápida da pressão arterial que bloqueia as vias respiratórias, dificultando a respiração). A pesquisa publicada no JAAD Case Reports mostra até mesmo o potencial de reação alérgica da remoção da tatuagem sem uma resposta alérgica à tatuagem em si, embora isso seja muito raro.

Quanto custa a remoção da tatuagem?

A remoção da tatuagem custa R$ 2.500,00, em média a sessão. Seu custo dependerá muito do tamanho da sua tatuagem e da cor da tinta. Você pode encontrar sessões de tratamento mais baratas que usam tecnologia mais antiga, mas pode ter menos sucesso na remoção completa da tatuagem e precisará de mais sessões.

Os lasers de picossegundos são mais caros para os médicos comprarem, portanto, os tratamentos com esse tipo de laser serão mais caros mas a tecnologia não se compara.

Esses fatores adicionais afetarão o custo da remoção da tatuagem.

O nível de experiência do seu médico
Médicos mais experientes geralmente cobram mais por seu conhecimento – mas o custo pode valer a pena para minimizar o risco de efeitos colaterais e obter os melhores resultados. Um tratamento de um esteticista, assistente médico ou enfermeira registrada geralmente custa menos do que um de um médico.

Seu local de prática
Os consultórios médicos e os spas médicos que operam em áreas com aluguéis e custos de vida mais elevados geralmente cobram mais.

Ofertas especiais ou descontos
Algumas clínicas oferecem preços promocionais por tempo limitado ou preços com desconto para vários tratamentos de remoção de tatuagem em campanhas ou períodos que a procura é menor (como na semana entre natal e reveillon e carnaval) Fiquem ligados!

Quando você se encontrar com uma clínica qualificada, pergunte o que está incluído em sua estimativa de custo.

A remoção de tatuagens é considerada um tratamento cosmético eletivo, portanto, sua seguradora não cobrirá, mas verifique com seu médico se ele oferece opções de parcelamento.

Existem alternativas para a remoção de tatuagem a laser?

Existem alternativas para a remoção de tatuagem a laser, como dermoabrasão, criocirurgia, peelings químicos e cremes para tatuagem. Nenhuma dessas opções é tão segura ou confiável quanto a remoção a laser, de acordo com a literatura médica sobre o assunto,

Os métodos não invasivos incluem cobrir uma tatuagem antiga com uma nova, ou corretivo formulado especificamente como cobertura de tatuagem, como Dermablend Tattoo Coverage. Seja qual for a opção que você está considerando, é importante verificar com seu médico antes de fazer isso.